E aí, pessoal! Beleza? Hoje vamos falar sobre um assunto elementar no desenvolvimento e manutenção de produtos de software como serviço (SaaS): Dados e métricas antes de ferramentas, em especial no contexto da observabilidade.
Se você está construindo ou mantendo um SaaS, sabe que a observabilidade é fundamental para garantir a saúde, o desempenho e a evolução do seu serviço. E para isso, não existem atalhos: é preciso coletar seus dados de forma eficaz e entender profundamente quais métricas são realmente cruciais antes de investir em ferramentas.
A Armadilha da observabilidade guiada por ferramenta
No agitado e volúvel mundo do desenvolvimento de software, principalmente SaaS, é fácil se deixar levar pelo último lançamento de ferramenta de monitoramento ou pela solução de análise de dados mais comentada na rede, mas antes de sair gastando seus recursos, é crucial ter certeza que estamos coletando dados de forma eficiente, clareza sobre quais são as métricas que realmente importam para o seu serviço e engajamento do time sobre a expectativa dos resultados a serem alcançados. Afinal, de que adianta ter uma tonelada de dados e uma ferramenta caríssima se você não sabe o que fazer com os dados, não tem um planejamento ajustado do se deseja medir e não definiu primariamente o que precisa ser observado?
Imagine o seguinte cenário: você decide implementar uma solução de observabilidade de última geração sem coletar, armazenar e disponibilizar seus dados e sequer ter definido quais são os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para o seu produto. Resultado? Você pode acabar com um monte de dados sem sentido, incapazes de fornecer insights acionáveis para melhorar seu serviço, além de um desperdício considerável de dinheiro.
O Poder das Métricas em Observabilidade
Antes de investir em qualquer ferramenta, se faz necessário identificar e compreender profundamente as métricas que são verdadeiramente relevantes para o sucesso do seu produto. E como fazer isso?
- Defina seus Objetivos de Observabilidade: Antes de tudo, é preciso ter clareza sobre quais são os objetivos do seu serviço em termos de observabilidade. Você quer garantir a disponibilidade do serviço? Melhorar a performance? Identificar e corrigir problemas rapidamente? Defina suas metas e documente de forma transparente quais resultados deseja alcançar.
- Identifique seus KPI’s de Observabilidade: Com base nos seus objetivos, identifique os indicadores-chave de desempenho que vão mostrar se você está no caminho certo ou não. Isso pode incluir métricas como tempo de resposta, taxa de erro, latência, entre outros.
- Avalie seus Dados: Agora que você sabe o que medir, é hora de ver se você tem os dados necessários para alimentar suas métricas. Isso pode exigir a implementação de novas formas de coletar informações, agentes, bibliotecas ou a integração de sistemas existentes.
- Estabeleça Metas Mensuráveis: Cada KPI de observabilidade precisa ter metas claras e mensuráveis associadas a ele. Isso vai ajudar a acompanhar o progresso da implementação ao longo do tempo e ajustar o curso, se necessário.
- Use primeiro o que está mais perto: Não comece pelo mais complicado. Use ferramentas internas que já estejam sendo utilizadas mas que precisam ser melhor configuradas. Identifique suas deficiências e aí sim pesquise por ferramentas que atendam à essas demandas.
Escolhendo Ferramentas com Inteligência
Com os dados devidamente coletados e as métricas bem definidas, você está pronto para escolher as ferramentas de observabilidade que vão te ajudar a alcançar seus objetivos. Mas lembre-se: não se deixe levar pela moda ou pelo hype, escolha suas soluções com base nas necessidades específicas do seu serviço, na capacidade delas de fornecer os insights que você precisa e no atendimento das carências identificadas em passos anteriores.
Além das funcionalidades e recursos, leve em consideração a escalabilidade e a capacidade da ferramenta de se adaptar às necessidades em evolução do seu produto, e não se esqueça da integração: suas ferramentas de observabilidade precisam conversar entre si para que você tenha uma visão completa da saúde e do desempenho do seu produto.
Conclusão
Então, pessoal, lembrem-se sempre: dados e métricas antes de ferramentas, especialmente no contexto da observabilidade em produtos de software com serviço. Entender profundamente o que impulsiona o sucesso do seu produto é o primeiro passo para tomar decisões assertivas e estratégicas no mundo do desenvolvimento de software e produtos digitais.
Priorize as métricas que realmente importam, escolha suas ferramentas com sabedoria e você estará no caminho certo para garantir a saúde, o desempenho, a evolução e a longevidade do seu SaaS.
Sobre isso, é que o tenho a dizer no momento.
Se você tem algum ponto de divergência, convergência ou dúvida, não deixe de comentar e, se fizer sentido pra você, compartilhe.
Vlw ;=)